27 abril 2011

TCC … pra quê?

Ok, você fará o TCC mas além de obter a nota e o diploma, serve pra quê mesmo?


A professora Carla Diéguez explica no vídeo abaixo que o TCC colabora para a expansão da produção científica e para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, e outras cositas más, veja:


Se as instituições de ensino tratam à educação como um negócio onde a ganância, a exploração e a indiferença são sócios, vamos fazer nossa parte e investir com tesão no TCC, escolhendo um tema que temos afinidade, que faça parte da nossa cultura pessoal.

E para você? Para que serve o seu TCC?

7 comentários:

  • Milton R. Moraes disse...

    to loco pra fazer, depois te respondo...
    primeiro tenho que encarar aquele ditado,
    EU POSSO...

    Denis Maimoni (Bibliotecário Sustentável) disse...

    Em geral as instituições públicas e privadas querem obter nome as custas nossa, e no final das contas que sua a camisa somos nós!

    Fui pesquisador de IC, e escutei e escuto o discurso hipócrita de professores que devemos pesquisar etc e tal, mas então como se dedicar a pesquisa se não temos nem subsídios para sobreviver direito, quem dirá para ficar pesquisando.
    Cabe então as instituições valorizar os acadêmicos, aí teremos TCC e pesquisas de qualidade!
    Concordo com o pessoal do Blog TCC serve mesmo pra dar nota e diploma e não para fazer trabalho que contibuam para uma sociedade melhor, muito acabam na apresentação mesmo, como o meu acabou, devido a falta de apoio à pesquisa que no Brasil ocorre.

    Alcione Pazzeto disse...

    Milton: estamos torcendo por vc!

    Alcione Pazzeto disse...

    Bibliotecário Sustentável: ah, como eu queria que verdadeiramente tivéssemos apoio para fazer uma pesquisa, um trabalho mesmo, essa semana eu estou de férias e aproveitei para adiantar alguns trabalhinhos da facu e foi daí que me dei conta: eu adoro estudar, fazer bem feito MAS o problema é o tempo e o apoio financeiro! Aliás, o problema é que ELES pensam que a gente não quer se dedicar quando na verdade não podemos, devido a falta de incentivo e apoio... aprendi que as coisas só funcionam com QI (quem indica??!!).

    Alcione

    Eva Nicacio Moraes disse...

    Eu já fiz.
    Serviu para rever a história política do Brasil e a legislação da Biblioteconomia. Serviu para perceber que o discurso acadêmico serve para um mundo de faz-de-conta. O mundo real é bem diferente.

    Anônimo disse...

    É mesmo. Com todo o respeito, e se o graduando não quiser contribuir para a produção científica.
    Caiam na real, o tcc pode até servir para você provar que sabe mas num país como o Brasil que valoriza os títulos, o que você diz lá não tem a menor importância.E ainda vai ter que disponibilizar de graça o seu esforço.

    Anônimo disse...

    Eu comecei a fazer o meu e pensei:
    De que adianta isso? Não posso dizer nada novo pois não tenho experiencia-credibilidade o bastante, então me limito a reunir pedaços e pedaços de bibliografias para montar um resumo "Frankstein" de conhecimentos criados por outros autores que no fim se torna um produto inferior aos próprios livros consultados. Como disse a Eva "Serviu para rever..." Se é para rever, porque não aplicam uma prova? Estudamos e testamos o conhecimento, ao invés de apenas ler, copiar e organizar.
    No vídeo a Profª. afirma "é um trabalho como outro qualquer", e começo a pensar que é justamente é isso: mais um pedaço de nada para encher a linguiça de nossas vidas acadêmicas, como se já não bastasse perder 4-5 anos pra no primeiro mês de trabalho real ver que tudo é diferente da teoria. E sem falar em certas questões: e as "empresas" que vendem tcc? hoje em dia é como comprar um livro no shopping. Se houvesse uma prova, além de poupar meu tempo copiando e escrevendo frases redundantes, fecharia a porta de trapaça pois a realização de provas é personalíssima.
    E os mecanismos de pesquisa virtuais. Anônimo disse "pode até servir pra provar que sabe mais", saber mais o que? Procurar material na internet? Afinal, por onde começar se não acessando o site da livraria, pegar as principais obras e transcrever dizendo que o autor esta certo no que disse. Concursos públicos testam se você sabe mais ou não por meio de provas, não por monografias. Só sendo ingênua para julgar alguém pelo que foi escrito em um TCC.

    Sugestão: da próxima vez tira o "cupcake de chocolate" da frente e melhora o áudio.

  • Postar um comentário