06 abril 2011

Orientador: ame-o ou deixe-o!

A escolha do orientador é fundamental para o sucesso do TCC. LinkEle vai sugerir rumos, leituras e ajudar a chegar nos objetivos do projeto. Será um trabalho em conjunto, pense bem, peça ajuda para a coordenação, se precisar!




Abaixo 6 dicas para escolher (e manter) o orientador:


1. o tema do seu TCC tem a ver com a linha de pesquisa do fulano?


2. você tem um bom relacionamento com o fulano? (relacionamento p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l!!)


3. o fulano está atolado com 50 orientandos para ajudar? (o padrão da FESP é no máximo 3)


4. a facu permite que o fulano oriente?


5. ele quer te orientar?


6. você já conversou com alguém que esteve sob a orientação do fulano? Ele foi um bom fulano orientador?


O orientador será pago para lhe dar as informações pertinentes, portanto nada de ficar de papo furado, deixe isso para depois que o projeto estiver pronto. Verifique na sua facu os direitos e deveres de vocês dois. Na FESP o padrão são 5 encontros.


Não atormente seu orientador, não encha a caixa de e-mail dele nem a caixa de mensagens (caso ele seja doido suficiente para lhe passar o telefone ou celular!) ele tbm tem vida social, trabalha e tem outros afazeres, orientador não é um amigo, não fique chorando as pitangas!!


O "contrato" orientando versus orientador (aqui citado como fulano) pode ser anulado por qualquer das partes, MAS usando o bom senso, tudo dá certo!


E você? Já escolheu o seu orientador?

2 comentários:

  • Unknown disse...

    Eu já entreguei o meu TCC, fiz minha defesa no ano passado. O meu orientador é o meu mestre, antes de ser orientador ele já lia os meus textos então foi natural ele me orientar com o meu TCC. Posso dizer que tivemos uma boa sintonia.

    Alcione disse...

    Janaina que bom que você faz parte das exceções!

  • Postar um comentário