31 março 2011

Definição do tema do TCC

Quando chega o momento de escolhermos o tema, o bicho pega! Porque temos muitas ideias do que queremos falar e normalmente é muita coisa.

Bom, primeiramente, deve-se optar por um tema que você goste e se identifique para falar e escrever, pois como será um trabalho que demandará bastante tempo e paciência, além de requerer um gosto pessoal sobre o assunto. Se optar por fazer sobre um tema que outros acham que deve ser feito por você, não faça, pois irá comprometer todo seu trabalho, já que você não irá trabalhar nele com tanta vontade como se fosso com um tema que você realmente quer.

Então após definir do que você realmente quer falar, verifique junto com um professor se o seu tema não está muito genérico. Por exemplo: quero falar sobre sistemas de informação. Ok, mas do que especificamente: sobre o que é sistemas de informação, sobre sua aplicação nas instituições, sobre sistemas financeiros, se é um estudo de caso, etc.
E depois disso estar pronto, começará a definir o objetivo geral e específico do seu TCC.

7 comentários:

  • Roberta Gravina disse...

    Acho que além de refletir bastante e procurar profissionais da área, como os nossos professores, vale também conversar com os amigos... Contar o seu tema, seus anseios de pesquisa, tipo "papo de bar", sabe?! Sai muita coisa produtiva desse tipo de conversa.
    Parabéns pelo blog meninas!

    Renato Moraes disse...

    Reunir um grupo por afinidade do tema é meio caminho andado, procurar um professor mais 25%, torcer para que este professor possa ser seu orientador mais 25%... pronto, é só ler artigos sobre o assunto e produzir.

    Boa sorte

    Parabéns pelo BLOG

    Carolina disse...

    Realmente um trabalho com um tema "forçado" é bem complicado de se fazer. Tanto é que mudei de grupo depois de refletir bastante sobre o tema que eu gostaria de desenvolver para o TCC.
    Gostaria de sugerir um tema: qual as vantagens e desvantagens de um tcc em grupo e individual.
    Estou adorando o blog! Bjus meninas!

    Alcione Pazzeto disse...

    Isso mesmo Ro! Conversando sobre o assunto a gente pode descobrir novos rumos para a pesquisa e ainda mantém contato com os amigos!

    bjo

    Alcione Pazzeto disse...

    Carol, sugestão aceita! Vms providenciar! ;)

    Denis Maimoni (Bibliotecário Sustentável) disse...

    Gostaria de propor um tema "como entrar em acordo com seu orientador, quando o mesmo não concorda com sua vertente?"
    Grato pela postagem muito boa!

    Alcione Pazzeto disse...

    Bibliotecário Sustentável: sugestão aceita! Vms providenciar! =)

  • Postar um comentário