21 março 2011

TCC, que bicho é esse?


TCC não é bicho-de-sete-cabeças, embora pareça!


Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa, científica, de relato de caso ou levantamento bibliográfico que deve ser apresentado, obrigatoriamente, para você pegar seu diploma de graduação.


É um trabalho como inúmeros que vc fez na sua vida acadêmica, mas deve ser tratado com carinho porque vc não ralou 3, 4, 5 anos para no final morrer na praia, ou melhor, na caixinha de areia da ‘banca’ que são um montão de professores especialistas no assunto que vc passou meses estudando, eles leram, releram seu trabalho para achar um erro, um furo, ou indicar um caminho que você cegamente não viu, devido à insônia ou desespero desenfreado.


Você vai precisar ‘defender’ o seu trabalho, fundamentado no que vc já escreveu, não vale inventar na hora e nem cair no choro, pois isso não vai comovê-los. Se você não for aprovado meu querido, vc não está formado, pode ter outra chance, como o prolongamento do prazo e outras, mas nunca mais será o mesmo.


Uma das atribuições do TCC é registrar o que foi assimilado durante o período de graduação do aluno (não vou questionar essa atribuição, minha professora vai ler isso! rs) particularmente eu acredito que ele ensina a ser crítico e sua principal função é contribuir para a área do quase formado.


Mãos à obra!

2 comentários:

  • Melissa disse...

    Ai mas como é doloroso passar por esse processo não?

    Q bom a vcs amam os tccs pq a maioria da pessoas odeiam ahahaha

    bjos

    Luciana disse...

    O bom é que tudo o que a gente ama sai mais bem feito, com mais carinho, atenção e perfeccionismo!!!

  • Postar um comentário