20 abril 2011

Quais as vantagens e desvantagens de um TCC em grupo e individual?


Quando vamos tomar a decisão de fazer o TCC em grupo ou em individual para ser algo simples, que não toma muito tempo, mas não é!

Apresentaremos algumas vantagens e desvantagens nos quadros a seguir:

Individual
                                                                   
Vantagens
Desvantagens
Você administra seu tempo.
Demanda mais tempo para fazer o trabalho.
Você escreve do seu jeito.
Por estar sozinha (o), as ideias podem demorar mais para surgir.
Você se faz críticas sem precisa pensar em reações alheias.
A pesquisa se torna um pouco mais demorada.
Você escolhe do que quer falar.
Seu tempo se torna muito curto – até para ir ao banheiro.
Você faz suas regras.
Deixa de ter tempo para a vida pessoal – principalmente para dormir.

















  



Grupo







  
Vantagens
Desvantagens
A pequisa pode ser dividida.
Pode haver divergências de ideias.
O tempo para elaboração do trabalho pode ser mais bem aproveitado.
Alguém pode querer mudar o rumo do trabalho e acabar prejudicando.
Se você tem a cultura de empurrar as coisas com a barriga, está pra você!
O modo de escrever o trabalho pode sair diferente por serem várias pessoas elaborando.
Você gosta de ser papagaio, é sua chance!
Os encontros do grupo podem ser comprometidos devido à disponibilidade de cada um.
Os custos com o trabalho serão menores, porque será dividido entre os membros – teoricamente...
As críticas e sugestões geradas podem levar a violência física, podendo gerar um B.O.




























Bem, então após essas demonstrarmos os pontos positivos e negativos, o que você prefere? Mudar seus hábitos culturais para fazer o trabalho em grupo ou individual?



15 comentários:

  • Carolina disse...

    Sou a favor do TCC individual. Principalmente no fato que muitas vezes podemos dar continuidade neste em uma pós-graduação.
    Não que em um TCC em grupo isso não seja possível, mas é muito mais difícil!
    Brigadu meninas!!

    Jamesfk disse...

    Bom dia caro editor! Estou passando obrigatoriamente pelo processo de TCC em grupo. Não tenho escolha. Está sendo muito difícil o trabalho, colegas que não cumprem prazo, o responsável pela montagem final altera o que quer, quando quer, não lê o material enviado pelos demais membros da equipe.

    Como conseqüências a "colcha de retalhos" está cheia de erros de idéias, nosso TCC que é uma indústria, em todo ele existem três áreas diferentes de atuação.

    Sou categoricamente contra o TCC em grupo, pois aumenta as responsabilidades de alguns e diminui de outros, enquanto isso as instituições de ensino economizam em orientar e avaliar em banca o TCC individual de seus alunos.

    Resultado: Ninguém roda em TCC em grupo na PUCPR!

    Uma vergonha nacional, pois o nível de qualidade de ensino no Brasil é baixo, ganhamos somente de um país pobre da África, se não me engano!

    Quando vamos melhorar o ensino nesse país?

    Parabéns pelo post.

    Alcione disse...

    Bom dia James!Que bom recebê-lo!

    Embora meu queixo tenha caído ainda consigo me indignar! Quer dizer que está nesse naípe a PUCPR?!

    Que coisa horrível é fazer algo obrigado, o TCC deve ser um trabalho prazeroso!

    Trabalhar em equipe/grupo é difícil, precisa-se de muito entrosamento e paciência... mas se não está dando certo, respire... e tome as rédeas, seja você o líder!

    Sucesso!

    Jamesfk disse...

    Oi Alcione,

    Olha só a novidade, fui agredido quinta dia 16/05/2011 pelo meu colega de TCC em grupo na sala de aula na PUCPR no dia da apresentação da pré-banca.

    Como resultado é obvio que não apresentamos, pois tive que ir para o médico da instituição que me recomendou ir para um hospital.

    Nada de lesão grave, mas deslocamento dos ossos do ouvido interno, que me impossibilitou de ir trabalhar na sexta e perder a prova final do semestre.

    Para ajudar, além de ser agredido em plena sala de aula, fui ameaçado pelo chefe da segurança da PUCPR de ser expulso e não me formar!

    Já vi coisa parecida, quando a Geise Arruda por usar um vestido curto foi expulsa da instituição. Deve ocorrer o mesmo por aqui, além de apanhar por discordar da qualidade do TCC, provavelmente serei expulso também.

    Mas não vou deixar isso assim, vou tomar as medidas necessárias para que essa obrigação de TCC em grupo acabe e parem de jogar no mercado alunos que não tem condições de fazer um trabalho peguem carona em quem faz, além da obrigação de fazer um trabalho com pessoas que não conhecemos direito.

    Mais uma vez parabéns pelo blog, pelo tema e com certeza és minha fonte de inspiração para batalhar conta isso.

    Abraços.


    James.

    Alcione disse...

    Jamesfk,

    oO

    Obrigada por compartilhar essas informações.

    O que aconteceu contigo deve ser uma constante, devido a obrigatoriedade que os alunos da PUCPR estão submetidos!!

    Este bog está disponível para que vc possa utiliza-lo. Se desejar, podemos fazer um post de "depoimento" e assim divulgar essa história que merece nossa atenção!

    Até breve!

    Anônimo disse...

    Meu TCC é em grupo também e está sendo uma porcaria: meu grupo é mto desunido e a maioria dos integrantes são turistas. De 6 pessoas, apenas 2 fazem alguma coisa: eu e mais uma moça.

    Existe mais uma integrante que se preocupa com o trabalho (ela também fazia as coisas), mas ela desistiu no final do curso, e somente 3 do grupo estão vindo pra facul. E o cara que sobra só fica jogando na internet ao invés de fazer a porra do trabalho. E 2 dos integrantes são turistas, sendo que tem uma moça que não está nem aí pro trabalho e vive no orkut e no msn. E o outro vive faltando da facul e não dá nenhuma satisfação, sendo que a parte dele é a mais importante do trabalho.

    Não sei mais o que fazer, o TCC está muito próximo e pelo jeito vou ter que carregar tudo sozinho nas costas. Tô ferrado, me ajuda!!
    Por isso odeio trabalhos em grupo, e conselho: tome cuidado com o grupo que está formando no TCC. Se perceber que tem gente que é vadio no grupo, já sai fora antes que seja tarde. Existem pessoas que não combinam com as outras. Não saí do grupo antes e me arrependi. Agora só Deus pra me ajudar nessa.

    Sergio Souza disse...

    Trabalho em grupo não presta, ja fiz uma vez no meu curso de mecatrônica e foi horrivel, 70% do grupo não fez nada, ou seja, pegaram carona, mas o mais revoltante é que por falha ou falta de atenção do coordenador do curso eu fiquei com menção B ou 8.5, enquanto teve gente do grupo que não fez nada ficou com MB ou 10. Eu fiz a monografia de 80 páginas sozinho, fiquei super revoltado, por isso no outro curso que estou fazendo de eletrõnica vou fazer sozinho. Chega de ser feito de trouxa.

    Felipe disse...

    Exagero dizer que trabalho em grupo é ruim, depende de como vc e de quem faz com vc.
    Num determinado semestre fiz dois trabalhos(imensos) com o mesmo colega, para minha infelicidade ou felicidade(pq deu tempo e aprendi muito) fiz quase tudo sozinho.
    Hoje escolho melhor quem faz o trabalho comigo, tenho colegas q sao muito parecidos comigo, fazem o trabalho da melhor forma possivel, nunca pensando no "ta baum", afinal tem que estar otimo.
    Fazer trabalho com pessoas assim, que estao dispostas a mostrar o melhor e se ofendem quando o melhor nao é feito, leva a trabalhos excelentes e quando estes querem seguir a mesma area que vc tudo fica perfeito.
    O problema é que nao é facil encontrar pessoas dispostas e que querem seguir a mesma area que voce, entao um tcc com mais de 2 pessoas vai ser sempre(posso generalizar?) um pouco desastroso, quanto mais gente entra no grupo maior sera a carga sobre os q fazem. Portanto, nao vejo pq mais que 2(permito ate 3) pessoas no tcc.

    Unknown disse...

    odeio tmbm em grupo prefiro fazer td sozinha

    Anônimo disse...

    Pode me tirar uma dúvida:

    Meu namorado está fazendo um tcc do curso de turismo com mais duas pessoas, faltando 3 semanas para entrega do tcc, uma integrante está querendo excluir meu namorado do tcc, pois disse que ele não colaborou muito (embora isso não seja verdade) ele colaborou como pode, entregou tudo o que foi pedido a ele, mas a moça não ficou satisfeita. Ele Fez o seu melhor. Ela pode excluir ele do grupo? Pode exclui-lo faltando 3 semanas para entregar o TCC?
    Obrigada
    Rosana

    victoraimar disse...

    Por favor autor vc poderia me informar qual o número máximo de alunos pode ter um tcc? E se as normas da faculdade é de tcc em grupo, eu tenho o direito de fazer sozinho caso queira?
    Obrigado.

    Unknown disse...

    Muito boas essas dicas! Estou pensado seriamente em fazer meu TCC sozinha devido a experiências ruins que ja tive em outros trabalhos da faculdade, minha única dúvida é: será que eu vou dar conta de fazer tudo sozinha?

    Unknown disse...

    Muito boas essas dicas! Estou pensado seriamente em fazer meu TCC sozinha devido a experiências ruins que ja tive em outros trabalhos da faculdade, minha única dúvida é: será que eu vou dar conta de fazer tudo sozinha?

    Unknown disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Anônimo disse...

    Olá. Estou fazendo o meu tcc em dupla é me arrependo amargamente de n ter feito sozinha. Combinei várias vezes com essa minha colega para nós encontrarmos é, qdo foi possível, nossas reuniões n foram proveitosas pq ela sempre estava aerea e eu precisava explicar pra ela o tema do trabalho. A justificativa dela seria o trabalho blábláblá, justificativa essa q n aceito pq eu trabalho tbm. Enfim, só sei q a gente n reúne mais e eu peço a distância que ela entregue parte do trabalho até determinada data e ela nunca faz ou qdo faz n entrega no prazo. Eu até poderia fazer a parte dela mas eu tô com tanta raiva e o prazo de entrega tá tão curto q n consigo me concentrar. Estou no final do curso é n quero discutir com ela mas tá sendo muito difícil segurar essa vontade. Enfim, aconselho fazer tcc individual ou se escolher em dupla analise bem se essa pessoa é disposta e não vai ser um entrave na sua vida acadêmica.

  • Postar um comentário