13 abril 2011

Afinal, qual a diferença entre pesquisa e pesquisa científica?!

Ao começar o TCC, nos deparamos com uma situação no dia-a-dia de qualquer estudante: fazer a pesquisa para um trabalho. Porém, descobrimos que para fazer o TCC não fazermos uma simples pesquisa e sim uma pesquisa científica. Então vem a mente, qual a diferença entre elas? Elas não tem a mesma finalidade?

Bom, a diferença entre as duas é que quando se faz uma pesquisa seguimos um processo sistematizado por nós mesmos para a construção do conhecimento, e já a pesquisa científica se desenvolve a partir de uma metodologia própria de ciência exata, com a finalidade de confirmar ou negar hipóteses lançadas em um estudo sistemático de uma dada realidade, visto que essa metodologia utiliza de métodos científicos para a busca de assuntos específicos, usando de técnicas de pesquisa.

Quando nos deparamos com essa diferença entre os dois tipos, nos assustamos porque percebemos que nossa cultura (nossas experiências de vida e conhecimentos obtidos através dela) ainda é muito limitada, porque normalmente temos medo de experimentar o novo por não o conhecermos. Aí vem o TCC para nos trazer uma experiência de vida que nos proporcionará muitos desafios, desenvolvendo ainda mais nosso conhecimento e nos mostrando que é na tentiva e no erro que aprendemos, e não somente replicando o que já existe, que provará que somos cultos.

5 comentários:

  • Luciana disse...

    Verdade! Por mais empenho e cansaço que o tcc nos proporcione, suas marcas de pesquisa e afinco ficam em nós para sempre. É um sentimento único! E maravilhoso!

    dayvid disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    dayvid disse...

    além das diferenças entre pesquisa e pesquisa ciêntifica temos as dinstincões entre censo comum ou empirico ,cohencimento filosofico ,conhecimento religioso ,e conhecimento mitico ,o conhecimento mitico temos como exemplo a mitologia grega minerva a deusa de atenas amante de zeus sinbolo da engenharia civil ,conhecimento filosofico temos algo mais além por exemplo quem vem primeiro o ovo ou a galinha ,e temos o conhecimento religioso que nao e verificavel e exato e temos tambem o censo comum que e aqueli do nosso dia dia vem da experiencia de vida perexemplo voce ta com dor de cabeça e sua vo manda vocẽ tomar um chazinho mais esse cha nâo e comprovado cientificamente que cura a dor de cabeça

    Unknown disse...

    Ótimos argumentos obg!

    Unknown disse...

    Gostei dos argumentos que vc deu

  • Postar um comentário