02 julho 2011

Ganhador

Adorei os comentários de todos vcs no sorteio do par de ingressos do Playcenter!

Realmente a criatividade aflora quando o assunto é passear de graça rsrs

O critério de seleção que eu usei foi o do volume da minha risada ao ler seus comentários (rsrsrsrs) e mesmo assim tive que pedir ajuda de desempate para minha amiga Stella Lins e meu marido André Pazzeto, afinal conheço quase todo mundo que postou e não quis dar chance para o "prediletismo". (juro!)

Além disso, eu resolvi doar 2 pares de ingresso pois mesmo sendo 3 jurados não conseguimos entrar num acordo!

Os ganhadores são: Graziela que não aguenta mais dar pipoca aos pombos da praça da república e Karina que já vendeu 1 pro Kiko! (fiquei com medo de rolar algum processo!)

Os ganhadores devem aguardar o contato da nossa produção rsrs

Obrigada a todos pela participação!












23 junho 2011

Férias no PlayCenter

Finalmente as férias chegaram!!!

O fantasma do TCC ainda ronda! Onde eu devo deixar a preocupação com o 2º capítulo e a pesquisa de campo? Os prazos estarão lá, me esperando, com certeza, então para que pressa?

Para descansar sem perder de vista os objetivos eu adotei o descanso total-geral de 2 semanas corridas, 14 dias sem abrir o arquivo embrionário do meu TCC.


Diante da imensa felicidade e respeito faraônico pelo gênio que inventou a pausa no meio do ano vou oferecer aos meus queridos frequentadores do "Eu Amo Seu TCC!" um par de ingressos para o PlayCenter.

Todos que postarem um comentário neste post, completando a frase "Eu mereço ganhar um par de ingressos do PlayCenter porque..." já estarão participando. O autor da frase mais criativa será o ganhador e o resultado será divulgado dia 1º de julho!

Participe e dê uma chance para que suas ideias se divirtam!

06 junho 2011

Despedida ou deixando o cabresto acadêmico



Como vcs sabem este blog foi criado como requisito parcial de conclusão da disciplina “Editoração Eletrônica” ministrada pela docente Andréa Corrêa Silva e teve integração com a disciplina “Ação Cultura” ministrada pela docente Tânia Callegaro, ambas da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Como todo trabalho acadêmico teve que seguir algumas normas de padronização.

Hoje nós (Ci e Ju Duvique) fizemos a apresentação oficial que nos proporcionará alguns pontos na nota das disciplinas... inclusive, eu falei que não faria um post de finalização por não gostar de despedidas mas pensei bem e decidi deixar registrado esse marco de mutação.

Aqui finda a nossa jornada virtual, academicamente falando, MAS tá na hora de tomar posse verdadeiramente desse livro de horas que passa, oficialmente a ser chamado de meu! (A Ju Duvique bandeou-se... por enquanto, espero eu!)

Não vou apagar/modificar nada pois quero preservar a história do Eu amo seu TCC!

Agradecemos a todos que nos prestigiaram com a sua presença no nosso blog!

Mudanças estão à vista (ou a prazo?), mas a essência continua a
 mesma!

Espero que a vertente a ser seguida possa lhes interessar!

Vem comigo?!

18 maio 2011

Estruturação

O TCC tá tomando corpo e vc tá perdendo o controle? Parecem folhas soltas depois de um vendaval?

Além da estrutura psicológica que será necessária para manter mediana
seu nível de sanidade, você também precisará pensar na estrutura das
informações e da estrutura física do TCC.

Cada instituição de ensino tem o seu regulamento, (informe-se na
secretária ou biblioteca!) aqui na FESP o regulamento está disponível em :
http://www.fespsp.org.br/biblioteca/Manual%20TCC_2010.pdf, consulte!

Geralmente os componentes obrigatórios são:

- pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula (sua língua pô!!), resumo em língua estrangeira e sumário;

- textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;

- pós-textuais: Referências, Glossário, Apêndice(s), Anexo(s), Índice(s) e
currículo(s).

Recomendamos que você pegue emprestado um TCC feito por um aluno (de preferência, exemplar, que tenha obtido uma nota 10) para que lhe sirva de “guia prático” e não deixe de consultar o tal do manual de elaboração do TCC pois isso será avaliado e fará parte da composição da sua nota, assim como o projeto gráfico estipulado pela facu, para o tipo de letra, espaçamento entre linhas, tamanho das margens, papel A4, numeração, padrão de encadernação e etc.

O bom seria também vc já começar a escrever em um ambiente que a formatação esteja ok, previamente estabelecida e nas normas, se vc deixar para formatar só no fim do trabalho corre o risco de “bagunçar” tudinho, isso acontece muito quando o mesmo tem tabelas, por exemplo.

Se vc não tem facilidade em formatação via word (windows) ou ferramentas parecidas, peça ajuda, o mais rápido possível, pois o TCC pode estar perfeito na sua cabeçinha mas uma bagunça total na hora de passar para o papel!

E agora? Quem poderá te ajudar?

No próximo post responderemos!

11 maio 2011

Como se faz o referencial teórico e porque tenho que fazer isso?

Quando estamos elaborando o TCC, fazemos leituras que sejam pertinentes ao nosso tema para construirmos nosso trabalho. Mas quando fazemos essas leituras não podemos apenas copiar para criar um conteúdo aparentemente bonito e rico, porque você estará apenas plagiando e comprometendo seu trabalho.

É preciso passar para o nosso trabalho as ideias e argumentos gerados a partir dessas leituras, sempre citando a autoria da fonte que foi usada, seja por citação direta ou indireta. Essa menção a autoria é o referencial teórico, que é um dos principais tópicos avaliados no TCC.

E é importante ressaltar que toda a autoria inserida nas Referências tem que
obrigatoriamente ser mencionada no trabalho.

05 maio 2011

Meu TCC pode ser uma fonte de informação? E onde ele fica disponível para ser consultado?

Quando você começa a pesquisar sobre seu tema, primeiramente precisa buscar trabalhos que foram feitos anteriormente para ver o que já foi feito relacionando ao seu assunto de interesse, assim também você pode ter ideias para o seu TCC e localizar referências que podem ser úteis.


Depois que seu trabalho passar por todo o processo de avaliação e for aprovado, ele ficará disponível na biblioteca da instituição na qual você se formou. Para seu trabalho ser mais visado e ser recomendado para leitura, você têm que correr atrás de meios para divulgá-lo.
Percebeu-se que os trabalhos acadêmicos não são disponibilizados em bibliotecas públicas e muito menos em bibliotecas comunitárias, dificultando assim o acesso de pessoas que dependem dessas bibliotecas para obter informação.
Não deixe que o seu TCC fique mofando na gaveta! Compartilhe!


E você? Como pretende divulgar seu TCC?

27 abril 2011

TCC … pra quê?

Ok, você fará o TCC mas além de obter a nota e o diploma, serve pra quê mesmo?


A professora Carla Diéguez explica no vídeo abaixo que o TCC colabora para a expansão da produção científica e para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, e outras cositas más, veja:

video

Se as instituições de ensino tratam à educação como um negócio onde a ganância, a exploração e a indiferença são sócios, vamos fazer nossa parte e investir com tesão no TCC, escolhendo um tema que temos afinidade, que faça parte da nossa cultura pessoal.

E para você? Para que serve o seu TCC?