18 maio 2011

Estruturação

O TCC tá tomando corpo e vc tá perdendo o controle? Parecem folhas soltas depois de um vendaval?

Além da estrutura psicológica que será necessária para manter mediana
seu nível de sanidade, você também precisará pensar na estrutura das
informações e da estrutura física do TCC.

Cada instituição de ensino tem o seu regulamento, (informe-se na
secretária ou biblioteca!) aqui na FESP o regulamento está disponível em :
http://www.fespsp.org.br/biblioteca/Manual%20TCC_2010.pdf, consulte!

Geralmente os componentes obrigatórios são:

- pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula (sua língua pô!!), resumo em língua estrangeira e sumário;

- textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;

- pós-textuais: Referências, Glossário, Apêndice(s), Anexo(s), Índice(s) e
currículo(s).

Recomendamos que você pegue emprestado um TCC feito por um aluno (de preferência, exemplar, que tenha obtido uma nota 10) para que lhe sirva de “guia prático” e não deixe de consultar o tal do manual de elaboração do TCC pois isso será avaliado e fará parte da composição da sua nota, assim como o projeto gráfico estipulado pela facu, para o tipo de letra, espaçamento entre linhas, tamanho das margens, papel A4, numeração, padrão de encadernação e etc.

O bom seria também vc já começar a escrever em um ambiente que a formatação esteja ok, previamente estabelecida e nas normas, se vc deixar para formatar só no fim do trabalho corre o risco de “bagunçar” tudinho, isso acontece muito quando o mesmo tem tabelas, por exemplo.

Se vc não tem facilidade em formatação via word (windows) ou ferramentas parecidas, peça ajuda, o mais rápido possível, pois o TCC pode estar perfeito na sua cabeçinha mas uma bagunça total na hora de passar para o papel!

E agora? Quem poderá te ajudar?

No próximo post responderemos!

2 comentários:

  • Melissa Isabel disse...

    Ai nem fala nisso...para se estruturar o tcc é preciso escrever algo nele 1°, só falta isso XDDDD

    Bjosss

    Felipe disse...

    TCC ou qualquer artigo deveria ser feito usando uma ferramenta muito mais profissional que o Word/Writer, deveria ser feito em Latex. Quem faz mestrado é quase sempre obrigado a usa-lo, entao pq nao aprender na graduacao?

  • Postar um comentário