18 maio 2011

Estruturação

O TCC tá tomando corpo e vc tá perdendo o controle? Parecem folhas soltas depois de um vendaval?

Além da estrutura psicológica que será necessária para manter mediana
seu nível de sanidade, você também precisará pensar na estrutura das
informações e da estrutura física do TCC.

Cada instituição de ensino tem o seu regulamento, (informe-se na
secretária ou biblioteca!) aqui na FESP o regulamento está disponível em :
http://www.fespsp.org.br/biblioteca/Manual%20TCC_2010.pdf, consulte!

Geralmente os componentes obrigatórios são:

- pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula (sua língua pô!!), resumo em língua estrangeira e sumário;

- textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;

- pós-textuais: Referências, Glossário, Apêndice(s), Anexo(s), Índice(s) e
currículo(s).

Recomendamos que você pegue emprestado um TCC feito por um aluno (de preferência, exemplar, que tenha obtido uma nota 10) para que lhe sirva de “guia prático” e não deixe de consultar o tal do manual de elaboração do TCC pois isso será avaliado e fará parte da composição da sua nota, assim como o projeto gráfico estipulado pela facu, para o tipo de letra, espaçamento entre linhas, tamanho das margens, papel A4, numeração, padrão de encadernação e etc.

O bom seria também vc já começar a escrever em um ambiente que a formatação esteja ok, previamente estabelecida e nas normas, se vc deixar para formatar só no fim do trabalho corre o risco de “bagunçar” tudinho, isso acontece muito quando o mesmo tem tabelas, por exemplo.

Se vc não tem facilidade em formatação via word (windows) ou ferramentas parecidas, peça ajuda, o mais rápido possível, pois o TCC pode estar perfeito na sua cabeçinha mas uma bagunça total na hora de passar para o papel!

E agora? Quem poderá te ajudar?

No próximo post responderemos!

11 maio 2011

Como se faz o referencial teórico e porque tenho que fazer isso?

Quando estamos elaborando o TCC, fazemos leituras que sejam pertinentes ao nosso tema para construirmos nosso trabalho. Mas quando fazemos essas leituras não podemos apenas copiar para criar um conteúdo aparentemente bonito e rico, porque você estará apenas plagiando e comprometendo seu trabalho.

É preciso passar para o nosso trabalho as ideias e argumentos gerados a partir dessas leituras, sempre citando a autoria da fonte que foi usada, seja por citação direta ou indireta. Essa menção a autoria é o referencial teórico, que é um dos principais tópicos avaliados no TCC.

E é importante ressaltar que toda a autoria inserida nas Referências tem que
obrigatoriamente ser mencionada no trabalho.

05 maio 2011

Meu TCC pode ser uma fonte de informação? E onde ele fica disponível para ser consultado?

Quando você começa a pesquisar sobre seu tema, primeiramente precisa buscar trabalhos que foram feitos anteriormente para ver o que já foi feito relacionando ao seu assunto de interesse, assim também você pode ter ideias para o seu TCC e localizar referências que podem ser úteis.


Depois que seu trabalho passar por todo o processo de avaliação e for aprovado, ele ficará disponível na biblioteca da instituição na qual você se formou. Para seu trabalho ser mais visado e ser recomendado para leitura, você têm que correr atrás de meios para divulgá-lo.
Percebeu-se que os trabalhos acadêmicos não são disponibilizados em bibliotecas públicas e muito menos em bibliotecas comunitárias, dificultando assim o acesso de pessoas que dependem dessas bibliotecas para obter informação.
Não deixe que o seu TCC fique mofando na gaveta! Compartilhe!


E você? Como pretende divulgar seu TCC?