02 julho 2011

Ganhador

Adorei os comentários de todos vcs no sorteio do par de ingressos do Playcenter!

Realmente a criatividade aflora quando o assunto é passear de graça rsrs

O critério de seleção que eu usei foi o do volume da minha risada ao ler seus comentários (rsrsrsrs) e mesmo assim tive que pedir ajuda de desempate para minha amiga Stella Lins e meu marido André Pazzeto, afinal conheço quase todo mundo que postou e não quis dar chance para o "prediletismo". (juro!)

Além disso, eu resolvi doar 2 pares de ingresso pois mesmo sendo 3 jurados não conseguimos entrar num acordo!

Os ganhadores são: Graziela que não aguenta mais dar pipoca aos pombos da praça da república e Karina que já vendeu 1 pro Kiko! (fiquei com medo de rolar algum processo!)

Os ganhadores devem aguardar o contato da nossa produção rsrs

Obrigada a todos pela participação!












23 junho 2011

Férias no PlayCenter

Finalmente as férias chegaram!!!

O fantasma do TCC ainda ronda! Onde eu devo deixar a preocupação com o 2º capítulo e a pesquisa de campo? Os prazos estarão lá, me esperando, com certeza, então para que pressa?

Para descansar sem perder de vista os objetivos eu adotei o descanso total-geral de 2 semanas corridas, 14 dias sem abrir o arquivo embrionário do meu TCC.


Diante da imensa felicidade e respeito faraônico pelo gênio que inventou a pausa no meio do ano vou oferecer aos meus queridos frequentadores do "Eu Amo Seu TCC!" um par de ingressos para o PlayCenter.

Todos que postarem um comentário neste post, completando a frase "Eu mereço ganhar um par de ingressos do PlayCenter porque..." já estarão participando. O autor da frase mais criativa será o ganhador e o resultado será divulgado dia 1º de julho!

Participe e dê uma chance para que suas ideias se divirtam!

06 junho 2011

Despedida ou deixando o cabresto acadêmico



Como vcs sabem este blog foi criado como requisito parcial de conclusão da disciplina “Editoração Eletrônica” ministrada pela docente Andréa Corrêa Silva e teve integração com a disciplina “Ação Cultura” ministrada pela docente Tânia Callegaro, ambas da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Como todo trabalho acadêmico teve que seguir algumas normas de padronização.

Hoje nós (Ci e Ju Duvique) fizemos a apresentação oficial que nos proporcionará alguns pontos na nota das disciplinas... inclusive, eu falei que não faria um post de finalização por não gostar de despedidas mas pensei bem e decidi deixar registrado esse marco de mutação.

Aqui finda a nossa jornada virtual, academicamente falando, MAS tá na hora de tomar posse verdadeiramente desse livro de horas que passa, oficialmente a ser chamado de meu! (A Ju Duvique bandeou-se... por enquanto, espero eu!)

Não vou apagar/modificar nada pois quero preservar a história do Eu amo seu TCC!

Agradecemos a todos que nos prestigiaram com a sua presença no nosso blog!

Mudanças estão à vista (ou a prazo?), mas a essência continua a
 mesma!

Espero que a vertente a ser seguida possa lhes interessar!

Vem comigo?!

18 maio 2011

Estruturação

O TCC tá tomando corpo e vc tá perdendo o controle? Parecem folhas soltas depois de um vendaval?

Além da estrutura psicológica que será necessária para manter mediana
seu nível de sanidade, você também precisará pensar na estrutura das
informações e da estrutura física do TCC.

Cada instituição de ensino tem o seu regulamento, (informe-se na
secretária ou biblioteca!) aqui na FESP o regulamento está disponível em :
http://www.fespsp.org.br/biblioteca/Manual%20TCC_2010.pdf, consulte!

Geralmente os componentes obrigatórios são:

- pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo na língua vernácula (sua língua pô!!), resumo em língua estrangeira e sumário;

- textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;

- pós-textuais: Referências, Glossário, Apêndice(s), Anexo(s), Índice(s) e
currículo(s).

Recomendamos que você pegue emprestado um TCC feito por um aluno (de preferência, exemplar, que tenha obtido uma nota 10) para que lhe sirva de “guia prático” e não deixe de consultar o tal do manual de elaboração do TCC pois isso será avaliado e fará parte da composição da sua nota, assim como o projeto gráfico estipulado pela facu, para o tipo de letra, espaçamento entre linhas, tamanho das margens, papel A4, numeração, padrão de encadernação e etc.

O bom seria também vc já começar a escrever em um ambiente que a formatação esteja ok, previamente estabelecida e nas normas, se vc deixar para formatar só no fim do trabalho corre o risco de “bagunçar” tudinho, isso acontece muito quando o mesmo tem tabelas, por exemplo.

Se vc não tem facilidade em formatação via word (windows) ou ferramentas parecidas, peça ajuda, o mais rápido possível, pois o TCC pode estar perfeito na sua cabeçinha mas uma bagunça total na hora de passar para o papel!

E agora? Quem poderá te ajudar?

No próximo post responderemos!

11 maio 2011

Como se faz o referencial teórico e porque tenho que fazer isso?

Quando estamos elaborando o TCC, fazemos leituras que sejam pertinentes ao nosso tema para construirmos nosso trabalho. Mas quando fazemos essas leituras não podemos apenas copiar para criar um conteúdo aparentemente bonito e rico, porque você estará apenas plagiando e comprometendo seu trabalho.

É preciso passar para o nosso trabalho as ideias e argumentos gerados a partir dessas leituras, sempre citando a autoria da fonte que foi usada, seja por citação direta ou indireta. Essa menção a autoria é o referencial teórico, que é um dos principais tópicos avaliados no TCC.

E é importante ressaltar que toda a autoria inserida nas Referências tem que
obrigatoriamente ser mencionada no trabalho.

05 maio 2011

Meu TCC pode ser uma fonte de informação? E onde ele fica disponível para ser consultado?

Quando você começa a pesquisar sobre seu tema, primeiramente precisa buscar trabalhos que foram feitos anteriormente para ver o que já foi feito relacionando ao seu assunto de interesse, assim também você pode ter ideias para o seu TCC e localizar referências que podem ser úteis.


Depois que seu trabalho passar por todo o processo de avaliação e for aprovado, ele ficará disponível na biblioteca da instituição na qual você se formou. Para seu trabalho ser mais visado e ser recomendado para leitura, você têm que correr atrás de meios para divulgá-lo.
Percebeu-se que os trabalhos acadêmicos não são disponibilizados em bibliotecas públicas e muito menos em bibliotecas comunitárias, dificultando assim o acesso de pessoas que dependem dessas bibliotecas para obter informação.
Não deixe que o seu TCC fique mofando na gaveta! Compartilhe!


E você? Como pretende divulgar seu TCC?

27 abril 2011

TCC … pra quê?

Ok, você fará o TCC mas além de obter a nota e o diploma, serve pra quê mesmo?


A professora Carla Diéguez explica no vídeo abaixo que o TCC colabora para a expansão da produção científica e para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, e outras cositas más, veja:


Se as instituições de ensino tratam à educação como um negócio onde a ganância, a exploração e a indiferença são sócios, vamos fazer nossa parte e investir com tesão no TCC, escolhendo um tema que temos afinidade, que faça parte da nossa cultura pessoal.

E para você? Para que serve o seu TCC?

20 abril 2011

Quais as vantagens e desvantagens de um TCC em grupo e individual?


Quando vamos tomar a decisão de fazer o TCC em grupo ou em individual para ser algo simples, que não toma muito tempo, mas não é!

Apresentaremos algumas vantagens e desvantagens nos quadros a seguir:

Individual
                                                                   
Vantagens
Desvantagens
Você administra seu tempo.
Demanda mais tempo para fazer o trabalho.
Você escreve do seu jeito.
Por estar sozinha (o), as ideias podem demorar mais para surgir.
Você se faz críticas sem precisa pensar em reações alheias.
A pesquisa se torna um pouco mais demorada.
Você escolhe do que quer falar.
Seu tempo se torna muito curto – até para ir ao banheiro.
Você faz suas regras.
Deixa de ter tempo para a vida pessoal – principalmente para dormir.

















  



Grupo







  
Vantagens
Desvantagens
A pequisa pode ser dividida.
Pode haver divergências de ideias.
O tempo para elaboração do trabalho pode ser mais bem aproveitado.
Alguém pode querer mudar o rumo do trabalho e acabar prejudicando.
Se você tem a cultura de empurrar as coisas com a barriga, está pra você!
O modo de escrever o trabalho pode sair diferente por serem várias pessoas elaborando.
Você gosta de ser papagaio, é sua chance!
Os encontros do grupo podem ser comprometidos devido à disponibilidade de cada um.
Os custos com o trabalho serão menores, porque será dividido entre os membros – teoricamente...
As críticas e sugestões geradas podem levar a violência física, podendo gerar um B.O.




























Bem, então após essas demonstrarmos os pontos positivos e negativos, o que você prefere? Mudar seus hábitos culturais para fazer o trabalho em grupo ou individual?



13 abril 2011

Afinal, qual a diferença entre pesquisa e pesquisa científica?!

Ao começar o TCC, nos deparamos com uma situação no dia-a-dia de qualquer estudante: fazer a pesquisa para um trabalho. Porém, descobrimos que para fazer o TCC não fazermos uma simples pesquisa e sim uma pesquisa científica. Então vem a mente, qual a diferença entre elas? Elas não tem a mesma finalidade?

Bom, a diferença entre as duas é que quando se faz uma pesquisa seguimos um processo sistematizado por nós mesmos para a construção do conhecimento, e já a pesquisa científica se desenvolve a partir de uma metodologia própria de ciência exata, com a finalidade de confirmar ou negar hipóteses lançadas em um estudo sistemático de uma dada realidade, visto que essa metodologia utiliza de métodos científicos para a busca de assuntos específicos, usando de técnicas de pesquisa.

Quando nos deparamos com essa diferença entre os dois tipos, nos assustamos porque percebemos que nossa cultura (nossas experiências de vida e conhecimentos obtidos através dela) ainda é muito limitada, porque normalmente temos medo de experimentar o novo por não o conhecermos. Aí vem o TCC para nos trazer uma experiência de vida que nos proporcionará muitos desafios, desenvolvendo ainda mais nosso conhecimento e nos mostrando que é na tentiva e no erro que aprendemos, e não somente replicando o que já existe, que provará que somos cultos.

06 abril 2011

Orientador: ame-o ou deixe-o!

A escolha do orientador é fundamental para o sucesso do TCC. LinkEle vai sugerir rumos, leituras e ajudar a chegar nos objetivos do projeto. Será um trabalho em conjunto, pense bem, peça ajuda para a coordenação, se precisar!




Abaixo 6 dicas para escolher (e manter) o orientador:


1. o tema do seu TCC tem a ver com a linha de pesquisa do fulano?


2. você tem um bom relacionamento com o fulano? (relacionamento p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l!!)


3. o fulano está atolado com 50 orientandos para ajudar? (o padrão da FESP é no máximo 3)


4. a facu permite que o fulano oriente?


5. ele quer te orientar?


6. você já conversou com alguém que esteve sob a orientação do fulano? Ele foi um bom fulano orientador?


O orientador será pago para lhe dar as informações pertinentes, portanto nada de ficar de papo furado, deixe isso para depois que o projeto estiver pronto. Verifique na sua facu os direitos e deveres de vocês dois. Na FESP o padrão são 5 encontros.


Não atormente seu orientador, não encha a caixa de e-mail dele nem a caixa de mensagens (caso ele seja doido suficiente para lhe passar o telefone ou celular!) ele tbm tem vida social, trabalha e tem outros afazeres, orientador não é um amigo, não fique chorando as pitangas!!


O "contrato" orientando versus orientador (aqui citado como fulano) pode ser anulado por qualquer das partes, MAS usando o bom senso, tudo dá certo!


E você? Já escolheu o seu orientador?

31 março 2011

Definição do tema do TCC

Quando chega o momento de escolhermos o tema, o bicho pega! Porque temos muitas ideias do que queremos falar e normalmente é muita coisa.

Bom, primeiramente, deve-se optar por um tema que você goste e se identifique para falar e escrever, pois como será um trabalho que demandará bastante tempo e paciência, além de requerer um gosto pessoal sobre o assunto. Se optar por fazer sobre um tema que outros acham que deve ser feito por você, não faça, pois irá comprometer todo seu trabalho, já que você não irá trabalhar nele com tanta vontade como se fosso com um tema que você realmente quer.

Então após definir do que você realmente quer falar, verifique junto com um professor se o seu tema não está muito genérico. Por exemplo: quero falar sobre sistemas de informação. Ok, mas do que especificamente: sobre o que é sistemas de informação, sobre sua aplicação nas instituições, sobre sistemas financeiros, se é um estudo de caso, etc.
E depois disso estar pronto, começará a definir o objetivo geral e específico do seu TCC.

21 março 2011

TCC, que bicho é esse?


TCC não é bicho-de-sete-cabeças, embora pareça!


Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa, científica, de relato de caso ou levantamento bibliográfico que deve ser apresentado, obrigatoriamente, para você pegar seu diploma de graduação.


É um trabalho como inúmeros que vc fez na sua vida acadêmica, mas deve ser tratado com carinho porque vc não ralou 3, 4, 5 anos para no final morrer na praia, ou melhor, na caixinha de areia da ‘banca’ que são um montão de professores especialistas no assunto que vc passou meses estudando, eles leram, releram seu trabalho para achar um erro, um furo, ou indicar um caminho que você cegamente não viu, devido à insônia ou desespero desenfreado.


Você vai precisar ‘defender’ o seu trabalho, fundamentado no que vc já escreveu, não vale inventar na hora e nem cair no choro, pois isso não vai comovê-los. Se você não for aprovado meu querido, vc não está formado, pode ter outra chance, como o prolongamento do prazo e outras, mas nunca mais será o mesmo.


Uma das atribuições do TCC é registrar o que foi assimilado durante o período de graduação do aluno (não vou questionar essa atribuição, minha professora vai ler isso! rs) particularmente eu acredito que ele ensina a ser crítico e sua principal função é contribuir para a área do quase formado.


Mãos à obra!

14 março 2011

Visão geral ou Tudo isso?

Para ter sucesso na execução (não é a sua!rs) do projeto de TCC é preciso ter uma visão geral do processo, pesquisamos alguns materiais que falam sobre metodologia, e indicamos:

Livros disponíveis para empréstimo na biblioteca da FESPSP
· A arte da pesquisa / Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams; tradução Henrique A. Rego Monteiro
(classificação 001.42 /notação B725a )

· A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre o método e bom senso / Linda Maria de Pontes Gondim, Jacob Carlos Lima
(classificação 001.42 / notação P474)

e-books:
· Como fazer monografia na prática

http://books.google.com.br/books?id=vBzfZWVf_7gC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

· Metodologia de pesquisa: do planejamento a execução

http://books.google.com.br/books?id=OdyvUxpmYEUC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

· Introdução à pesquisa: projetos e relatórios

http://books.google.com.br/books?id=XHnajlTNlLIC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Normas ABNT:
· 6023 – para elaboração de referências

http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf


· 10520 – para elaboração de citações
http://www.unitins.br/administracao/Arquivos/tcc/NBR_10520_Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Docuementa%C3%A7%C3%A3o_Cita%C3%A7%C3%B5es.pdf

Política de Postagens ou Como vamos fazer isso

É dever dos autores:

- dar referências do material original;
- usar de humor ‘limpo’, ou seja, não preconceituoso de forma alguma;
- dar espaço para posicionamentos contrários à nossa opinião, críticas, sugestões e reclamações;
- manter a postagem no dia correto;
- não apagar post algum, ou comentário algum a menos que seja um caso de abuso ou difamação;
- não modificar os depoimentos recebidos de orientados/orientadores;

03 março 2011

Apresentação do blog

Querido leitor, seja bem-vindo!

este blog vai tratar de maneira descontraída de um assunto sério: trabalhos acadêmicos de conclusão e afins.

Somos duas estudantes de biblioteconomia e queremos ajudar você a elaborar um trabalho bem feito, para isso você precisa manter a calma (e nós também! rs) e acompanhar as postagens que serão 2x por semana, afinal também estamos fazendo nosso TCC!

Vamos postar normas, indicações de leitura, filmes, reportagens, pesquisas, notícias e tudo o mais que puder auxiliar!

Dicas, relatos, sucessos e lamentações de gente que fez e de quem está fazendo esses faraônicos textos também são válidos, afinal sabemos bem e muito sobre esses perrengues.

Fique a vontade para perguntar, comentar, desabafar e etc, dicas e sugestões serão bem recebidas!

Vamos acabar com a TPT (Tensão pré-trabalho) e mostrar como o processo de produção de uma pesquisa científica pode ser prazeroso!

Acompanhe as novidades!