31 março 2011

Definição do tema do TCC

Quando chega o momento de escolhermos o tema, o bicho pega! Porque temos muitas ideias do que queremos falar e normalmente é muita coisa.

Bom, primeiramente, deve-se optar por um tema que você goste e se identifique para falar e escrever, pois como será um trabalho que demandará bastante tempo e paciência, além de requerer um gosto pessoal sobre o assunto. Se optar por fazer sobre um tema que outros acham que deve ser feito por você, não faça, pois irá comprometer todo seu trabalho, já que você não irá trabalhar nele com tanta vontade como se fosso com um tema que você realmente quer.

Então após definir do que você realmente quer falar, verifique junto com um professor se o seu tema não está muito genérico. Por exemplo: quero falar sobre sistemas de informação. Ok, mas do que especificamente: sobre o que é sistemas de informação, sobre sua aplicação nas instituições, sobre sistemas financeiros, se é um estudo de caso, etc.
E depois disso estar pronto, começará a definir o objetivo geral e específico do seu TCC.

21 março 2011

TCC, que bicho é esse?


TCC não é bicho-de-sete-cabeças, embora pareça!


Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa, científica, de relato de caso ou levantamento bibliográfico que deve ser apresentado, obrigatoriamente, para você pegar seu diploma de graduação.


É um trabalho como inúmeros que vc fez na sua vida acadêmica, mas deve ser tratado com carinho porque vc não ralou 3, 4, 5 anos para no final morrer na praia, ou melhor, na caixinha de areia da ‘banca’ que são um montão de professores especialistas no assunto que vc passou meses estudando, eles leram, releram seu trabalho para achar um erro, um furo, ou indicar um caminho que você cegamente não viu, devido à insônia ou desespero desenfreado.


Você vai precisar ‘defender’ o seu trabalho, fundamentado no que vc já escreveu, não vale inventar na hora e nem cair no choro, pois isso não vai comovê-los. Se você não for aprovado meu querido, vc não está formado, pode ter outra chance, como o prolongamento do prazo e outras, mas nunca mais será o mesmo.


Uma das atribuições do TCC é registrar o que foi assimilado durante o período de graduação do aluno (não vou questionar essa atribuição, minha professora vai ler isso! rs) particularmente eu acredito que ele ensina a ser crítico e sua principal função é contribuir para a área do quase formado.


Mãos à obra!

14 março 2011

Visão geral ou Tudo isso?

Para ter sucesso na execução (não é a sua!rs) do projeto de TCC é preciso ter uma visão geral do processo, pesquisamos alguns materiais que falam sobre metodologia, e indicamos:

Livros disponíveis para empréstimo na biblioteca da FESPSP
· A arte da pesquisa / Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams; tradução Henrique A. Rego Monteiro
(classificação 001.42 /notação B725a )

· A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre o método e bom senso / Linda Maria de Pontes Gondim, Jacob Carlos Lima
(classificação 001.42 / notação P474)

e-books:
· Como fazer monografia na prática

http://books.google.com.br/books?id=vBzfZWVf_7gC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

· Metodologia de pesquisa: do planejamento a execução

http://books.google.com.br/books?id=OdyvUxpmYEUC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

· Introdução à pesquisa: projetos e relatórios

http://books.google.com.br/books?id=XHnajlTNlLIC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Normas ABNT:
· 6023 – para elaboração de referências

http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf


· 10520 – para elaboração de citações
http://www.unitins.br/administracao/Arquivos/tcc/NBR_10520_Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Docuementa%C3%A7%C3%A3o_Cita%C3%A7%C3%B5es.pdf

Política de Postagens ou Como vamos fazer isso

É dever dos autores:

- dar referências do material original;
- usar de humor ‘limpo’, ou seja, não preconceituoso de forma alguma;
- dar espaço para posicionamentos contrários à nossa opinião, críticas, sugestões e reclamações;
- manter a postagem no dia correto;
- não apagar post algum, ou comentário algum a menos que seja um caso de abuso ou difamação;
- não modificar os depoimentos recebidos de orientados/orientadores;

03 março 2011

Apresentação do blog

Querido leitor, seja bem-vindo!

este blog vai tratar de maneira descontraída de um assunto sério: trabalhos acadêmicos de conclusão e afins.

Somos duas estudantes de biblioteconomia e queremos ajudar você a elaborar um trabalho bem feito, para isso você precisa manter a calma (e nós também! rs) e acompanhar as postagens que serão 2x por semana, afinal também estamos fazendo nosso TCC!

Vamos postar normas, indicações de leitura, filmes, reportagens, pesquisas, notícias e tudo o mais que puder auxiliar!

Dicas, relatos, sucessos e lamentações de gente que fez e de quem está fazendo esses faraônicos textos também são válidos, afinal sabemos bem e muito sobre esses perrengues.

Fique a vontade para perguntar, comentar, desabafar e etc, dicas e sugestões serão bem recebidas!

Vamos acabar com a TPT (Tensão pré-trabalho) e mostrar como o processo de produção de uma pesquisa científica pode ser prazeroso!

Acompanhe as novidades!